Internet nunca caiInternet que não cai

Sua empresa com Internet sempre disponível por baixo custo, usando duas ou mais conexões de banda larga comuns disponíveis na sua região como ADSL, CABO, 4G, 3G, rádio. 

 

Serviços Oferecidos no pacote

  • Estudar as operadoras disponíveis nas regiões envolvidas e os planos de banda larga;
  • Com base no estudo feito, determinar a melhor combinação e apresentar sugestão de contratação dos planos mais adequados, bem como quais roteadores e outros equipamentos devem ser adquiridos;
  • Após a decisão do cliente, executar a configuração do serviço.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO!

Por que contratar o serviço?

Cada vez mais as empresas são dependentes de serviços que necessitam do uso da Internet. Ficar sem conexão, mesmo por poucas horas, pode acarretar perda de negócios, de prazos, de compromissos, de oportunidades, gerar ociosidade e até stress dos colaboradores.

Esta dependência agora se faz mais forte devido a realidade da computação na nuvem (cloud computing) e a virtualização de computadores. Empresas que não se adequarem a esta realidade certamente perderão competitividade.

A solução encontrada por muitas empresas é contratar um serviço de linha dedicada, que tem alto custo e normalmente disponibiliza pouca banda (5 Megabytes ou menos).  Além disso, ele não garante 100% de disponibilidade, ou seja, eventualmente pode falhar por diversos motivos que está fora do controle do fornecedor. Assim, mesmo sendo dedicada, por oferecer apenas uma conexão não há como ser coberta por outra conexão nestas eventualidades.

Serviço

Desenvolvemos um serviço que utiliza as conexões de banda larga disponíveis nas regiões em que se localizam suas sedes e/ou filiais, usando um equipamento compacto de fácil manutenção e pode ser substituído facilmente, pois tem baixo custo de aquisição.

O primeiro passo é contratar os serviços de banda larga das operadoras disponíveis na região. Para simplificar chamaraemos cada serviço contratado de ‘conexão’.

A primeira conexão, preferencialmente a que for melhor, é chamada de CONEXÃO PRIMÁRIA e as demais de CONEXÕES SECUNDÁRIAS. Conexões que consomem plano de dados, como 3G e 4G, são chamadas de CONEXÕES DE BACKUP.

Quando eventualmente a Conexão Primária cair, a Secundária e/ou a de backup garantem a disponibilidade até que a primária retorne.

Raramente a conexão primária e a secundária ficarem indisponíveis ao mesmo tempo. Ainda assim, a estabilidade é garantida pela conexão de backup se necessário. Esta estrutura oferece conectividade constante, com maior banda e menor custo se comparado com conexões dedicadas.

Vantagens

  • Maior disponibilidade e economia se comparado à contratação de linha dedicada;
  • Diminui sensivelmente as chances da sua empresa ficar sem Internet;
  • Aproveitamento inteligente dos recursos:  suas conexões secundárias não ficam ociosas e a conexão de backup só é usada em último caso;
  • Ganho de velocidade através de BALANCEAMENTO DE CARGA (load balance), que é o uso otimizado dos recursos disponíveis evitando que conexões secundárias fiquem ociosas e que as de backup consumam pacote de dados desnecessariamente;
  • Possibilidade de contratar quantas conexões de Internet desejar.
  • Significativo aumento de produtividade;
  • Menor ou nenhum stress com problemas acarretados pela falta de conexão;
  • Maior segurança, tranquilidade e agilidade na prestação dos serviços por parte dos colaboradores;
  • Possibilidade de transferir os sistemas de TI para datacenters na nuvem, reduzindo o custo operacional, velocidade nas operações e mobilidade, de forma transparente.

O que as empresas que sofrem com perdas constantes de conexão percebem:

  • Significativo aumento de produtividade;
  • Menor ou nenhum stress com problemas acarretados pela falta de conexão;
  • Maior segurança, tranquilidade e agilidade na prestação dos serviços por parte dos colaboradores;
  • Possibilidade de transferir os sistemas de TI para datacenters na nuvem, reduzindo o custo operacional, velocidade nas operações e mobilidade, de forma transparente.

Exemplos de uso

Exemplo I – Duas conexões ADSL

Este é o cenário mais comum. Uma empresa possui na sua região a opção de contratar três conexões banda larga. Por exemplo: GVT, NET e Velox. Supondo que após um estudo de viabilidade concluiu-se que a GVT oferece melhor custo/benefício. Então ela será eleita a CONEXÃO PRINCIPAL. Seguindo o mesmo critério a NET, será estabelecida como CONEXÃO SECUNDÁRIA e não será necessário contratar o Velox.

Quando a GVT (primária->ADSL) cair, a NET (secundária->CABO) assume imediatamente, impedindo que os usuários percam acesso à Internet. Isso ocorre de forma transparente e eles só perceberão a diferença se a conexão secundária for muito lenta. Quando a conexão GVT for reestabelecida, tudo voltará como estava antes.

É importante mencionar que a NET não ficará ociosa em momento algum. Afinal, o cliente está pagando pelo seu uso. O balanceamento de carga (load balance) distribui a conexão entre os usuários da rede de forma inteligente e customizada de acordo com as prioridades solicitadas pelo cliente.

Neste balanceamento de carga é possível, por exemplo, estabelecer que determinados usuários sempre utilizem a melhor conexão disponível, enquanto que outros podem ser tanto sorteados, quanto delimitados para acessar preferencialmente a conexão secundária, tendo acesso à primária apenas se a secundária cair.

Exemplo II – Uma conexão ADSL e uma 4G

Nem sempre o cliente tem disponibilidade de duas conexões fixas (cabo ou ADSL).  Muitas dispõem apenas de uma opção. Entretanto, se disponível, um serviço 4G pode servir como CONEXÃO DE BACKUP. Quando a conexão principal cair (cabo ou ADSL) a conexão 4G assumirá apenas enquanto ela não voltar.

Uma observação importante a fazer é que conexões 3G ou 4G em localidades remotas podem ser até mais rápidas que a conexão principal do cliente. Elas são usadas temporariamente porque são tarifadas por pacotes de dados.

 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO!